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7 Formas de Otimizar Sua Página No Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio ou GMB (Google My Business) é um serviço gratuito que o Google oferece para organizações e empresas gerenciarem sua presença online. Por essa razão o Google Meu Negócio é primordial para que empresas locais estejam nos mapas do Google e apareça nas páginas de resultados de mecanismo de busca.

Além desse grande benefício o Google Meu Negócio oferece alguns recursos que podem melhorar o posicionamento de uma empresa local e aumentar a sua classificação em pesquisas locais. Então, se você é dono de um negócio em sua cidade e quer aumentar a sua presença online veja essas sete formas de otimizar sua página no Google Meu Negócio.

Preenchimento das informações da sua empresa

Preenchimento das informações da sua empresa
Preenchimento das informações da sua empresa

O primeiro passo para otimizar a sua página no Google Meu Negócio será criar um perfil de negócios com informações atualizadas, abrangentes e precisas. Portanto, no momento do cadastro você deve preencher todos os campos necessários, incluindo.

  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Contato telefônico
  • Descrição
  • Categoria
  • Local na internet (Site)
  • Fotos
  • Horário de funcionamento
  • Perguntas e respostas
  • Em alguns setores pode ter outros campos adicionais.

Preencher todas essas informações é importante para que seus clientes em potencial te localizem e consiga entrar em contato com você e chegar em sua empresa.

Além disso, ao fazer seu cadastro colocando todas informações do seu negócio, você tem uma chance muito maior de ser reconhecido pelo Google e ter uma boa classificação na página de resultados.

RELACIONADO: Eu presto consultoria em Google Meu Negócio para empresa, se você tiver interesse em saber como funciona basta CLICAR AQUI.

Seção de postagens do Google

Outra forma de otimizar sua ficha no Google Meu Negócio é publicando conteúdo relevante na seção de postagens, pois isso permite você interagir com seus clientes diretamente nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e no Google Maps.

Na seção de postagens você pode postar qualquer tema relacionado ao seu negócio, como anúncios da empresa, promoções de produtos, próximos eventos, artigos de blog e assim por diante.

A maioria dos usuários da internet avaliam as páginas de empresas com base em suas últimas postagens. Sendo assim, você precisa postar com frequência conteúdo relevante, de qualidade e que seja útil para sua página do Google Meu Negócio.

Defina uma categoria específica e relevante

Uma das coisas que deve ficar bem claro é a categoria do seu negócio, pois isso vai ajudar o Google a definir em qual listagem seu negócio local pertence. Durante o cadastro o Google vai disponibilizar uma série de categorias disponíveis, então você deve escolher aquela que melhor representa sua empresa.

Não tem como você cadastrar uma categoria, portanto se nenhuma específica se adequar a sua empresa, você pode optar por uma classificação mais geral. No entanto, você pode verificar constantemente se novas opções de categorias foram adicionadas.

Meu pai trabalha fazendo e dando manutenção em calhas, porém o Google não tinha a categoria Calheiro, então ao criar a página coloquei na categoria pedreiro.

Carregar imagem em alta resolução

Carregar imagem em alta resoluçãoCarregar imagem em alta resolução
Carregar imagem em alta resolução

Com certeza, a imagem fala muito, além de ser uma maneira barata de obter uma boa classificação no Google Meu Negócio. Por isso, segundo o Google, as empresas que têm imagens em suas páginas costumam receber 12% mais solicitações de localização e 35% mais cliques em seus sites do que aquelas que não tem nenhuma foto.

É importante que essas imagens sejam de alta qualidade, pois isso dá aos possíveis clientes uma visão geral de como é sua empresa e o que vão encontrar. Portanto, você pode por exemplo, colocar fotos do logotipo de sua empresa, dos bastidores, da equipe e tudo aquilo que mostre como sua empresa é eficaz. O Google oferece um recurso muito interessante, que é criar um tour interativo de 360 graus de sua empresa.

Especificação de imagem

Você não deve enviar imagens de qualquer tamanho, pois isso pode prejudicar a aparência da foto. Mas para facilitar a nossa vida o Google Meu Negócio tem as especificações recomendadas para envio de fotos, que são:

  • O formato das fotos devem ser JPG ou  PNG
  • As imagens precisar ter tamanhos entre 10 KB e 5 MB
  • Cada foto deve ter a resolução mínima de 720 px de altura e 720px de largura
  • As imagens além de ser de qualidade, não podem ter uso excessivo de filtros e nem alterações significativas.

Portanto, diante dessas informações, invista em imagens de qualidade.

Número de contato local

Tenha disponível em sua página um número de contato local, ou seja, com o código da sua região. Isso ajuda o Google a entender que sua empresa realmente é uma empresa física de e da sua região.

É importante verificar se esse telefone de cadastro está em todas as suas páginas de destino.

Acompanhe a seção de perguntas e respostas

A seção de perguntas e respostas é um dos ótimos recursos do Google Meu Negócio para pesquisa local. Por isso, sempre fique atento, pois nela os possíveis clientes podem fazer uma pergunta sobre seu negócio e você pode responder.

Esse recurso além de interessante é muito importante, pois permite que você escute seus clientes e responda imediatamente. Mas se por alguma razão você deixou de acompanhar essa seção e deixando de interagir com as pessoas, isso tende a resultar em desinformação ou baixa reputação da sua empresa.

Então para você ser constante, mas sem perder tempo nessa seção, a dica é criar uma lista de perguntas frequentes.

Seja proativo e faça uma lista com as perguntas e respostas que os clientes em potencial fazem frequentemente. Por isso, você ou sua equipe deve fazer um levantamento e identificar quais perguntas as pessoas costumam fazer e, então incluí-las em sua lista do GMB.

Colete comentários do Google

Colete comentários do Google
Colete comentários do Google

Os comentários dos clientes é uma forma de gerar prova social, por isso eles realmente são influentes. Portanto, as empresas da sua região que tem avaliações positivas tendem a atrair mais clientes em potencial, pois elas geram confiança.

Mesmo sua empresa sendo reconhecida em sua região, os novos clientes costumam pesquisar na internet antes de irem até ela, por isso você pode coletar comentários dos seus clientes e assim, otimizar sua ficha no Google Meu Negócio.

No entanto, para coletar avaliações em sua página, você pode motivar os clientes satisfeitos a avaliarem seu negócio.

Nos casos de comentário negativo, é essencial responder e mostrar interesse em resolver, pois isso também é uma boa prática para empresas. Se aparecer comentário infundado e rude, sempre mantenha a calma e responda de forma educada e elegante.

Como você pode ter visto, otimizar sua página no Google Meu Negócio (GMB) não é algo complicado. Portanto, independentemente do tamanho que seja a sua empresa isso traz grandes resultados, por isso vale o esforço.

Ter um cadastro no Google Meu Negócio é importante para todos empreendedores com negócio local.

Normalmente as empresas maiores como de lojas, mercados, óticas fazem esse cadastro no Google Meu Negócio, porém aqueles empreendedores que são autônomos não fazem e por isso acabam perdendo clientes.

Então se você faz artesanatos, é manicure, cabeleireira entre outras profissionais, você pode fazer seu cadastro no Google Meu Negócio.

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