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Venda Online pelo Instagram | Qual a Melhor Estratégia?

O que você acharia de colocar o seu negócio em um local onde mais de 500 milhões de pessoas poderiam ter acesso?

A princípio, pode parecer algo impossível, ainda mais para aquelas pessoas que estão começando um negócio agora.

No entanto, graças à internet e aos recursos que ela dispõe, hoje em dia é possível sim fazer com que o seu negócio tenha possibilidade de tanta exposição, como é o caso do Instagram.

Mas, para poder fazer alguma venda online pelo Instagram, é vital que você entenda um pouco sobre a plataforma e tenha dicas de como começar e vender.

A verdade é que o Instagram deixou de ser apenas uma rede social há muito tempo. Afinal de contas, diversas são as pessoas que ficam atentas aos produtos dispostos na plataforma.

Sendo assim, aqueles que possuem algum negócio não podem deixar de marcar presença na rede social. Afinal de contas, essa é uma excelente maneira de despertar o interesse de ainda mais clientes.

Então, se você quer aprender algumas dicas de como fazer venda online pelo Instagram, é só continuar nesse artigo.

Dicas básicas para começar suas vendas no Instagram

Venda online pelo Instagram
Venda online pelo Instagram

A verdade é que usar o Instagram para fazer vendas não é tão complicado. Na verdade, tudo se baseia no fato de entender como a plataforma funciona.

Por isso, a primeira coisa que precisa ter em mente é a respeito de como preparar o perfil para deixar tudo em ordem.

1. Crie um perfil comercial

O ideal é que você não faça vendas através do seu perfil pessoal, mas sim através de um comercial, específico para o seu negócio.

Afinal de contas, esse tipo de perfil oferece alguns recursos que são bem interessantes e possibilitam ter uma melhor informação a respeito da sua conta, tais como:

  • Saber quem interagiu com a sua publicação;
  • Avaliar a quantidade de pessoas que visitaram o seu perfil;
  • Verificar a quantidade de pessoas que viram uma publicação;
  • Contar a quantidade de clique em seus links e postagens;
  • Fazer anúncios etc.

Ou seja, a conta comercial é justamente mais bem preparada para mostrar informações mais relevantes, capazes de lhe ajudar a entender sobre o seu público a avaliar as postagens de maior sucesso.

É possível tanto criar uma conta do zero ou transformar o seu perfil pessoal em comercial. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

  1. Vá nas configurações do Instagram;
  2. Selecione a alternativa “Alternar para perfil comercial”;
  3. Sincronize a sua conta do Instagram com a página no Facebook;
  4. Informe os dados do seu negócio na aba “Configurar perfil comercial”.

2. Escreva uma biografia

A biografia nada mais é que aquele texto curto que aparece no perfil do Instagram, bem abaixo na foto de perfil.

O ideal é usar a bio do Instagram para descrever o seu negócio em poucas palavras. Conte um pouco sobre a sua empresa para aqueles que visitam o seu perfil e estão lhe conhecendo agora.

A sua biografia, além de informar o cliente, também serve para aproximar as pessoas. Por meio dele, é possível aumentar as suas chances de conversão.

Por isso, a dica é ser o mais claro possível a respeito do que o seu produto ou serviço é capaz de entregar.

Tente destacar os diferenciais do seu negócio, mas com uma linguagem que possa conectar outras pessoas.

Por fim, sempre deixe outros canais de contato para que a pessoa possa realizar a compra, como WhatsApp, e-mail, Telegram etc.

3. Faça postagens interessantes

Ainda que fazer venda online pelo Instagram tenha se tornado uma realidade, a verdade é que a plataforma continua com sua essência: ser uma rede social.

Sendo assim, tenha em mente que as pessoas não irão se interessar apenas por promoções e produtos. As pessoas também gostam de usar o Instagram para descobrir novidades e demais tendências.

Então, não transforme o seu perfil apenas em posts de vendas. Dificilmente isso irá engajar. É preciso pensar também no conteúdo.

Vale a pena começar a compartilhar alguma curiosidade sobre os produtos, dicas de como usar cada um deles ou informações adicionais sobre o processo de produção de cada um deles.

Saiba que, apesar de tudo, o Instagram continua sendo um lugar descontraído, e não um espaço que serve só para vender.

Procure sempre alternar os posts de vendas com os de conteúdo. Assim, além de equilíbrio, você monta um perfil informativo e útil para clientes.

4. Capriche nos posts de venda

É claro que você precisa ter atenção a todos os posts, mas os de venda requerem o dobro de capricho e cuidado.

Assim que for fazê-los, sempre use fotos de alta qualidade e bem iluminadas, que reforcem o lado positivo de cada um.

Além disso, não subestime a importância que é fazer descrições que sejam completas, já que isso ajuda a eliminar possíveis objeções.

Esses posts vão servir para atrair e convencer o seu cliente. Em vista disso, deve-se explicar um pouco sobre os produtos e usar uma imagem que lhe atraia.

5. Use hashtags

As hashtags são capazes de ajudar as pessoas que estão em busca de publicações com o mesmo tema em questão.

Ou seja, usar hashtags é uma forma de deixar os seus posts rastreáveis por aqueles que se interessam pelo conteúdo.

Então, a partir da hashtag correta, um potencial cliente pode encontrar o seu post e entrar em contato com você e realizar um pedido.

Somente tenha cuidado para não usar hashtags que não tenham relação com o seu produto. Preze apenas pelas mais relevantes e que descrevam bem o seu produto.

6. Faça stories

Os stories são maneiras divertidas e estratégias para atrair público. Além disso, por meio do perfil comercial, é possível ver quantas pessoas viram a sua postagem.

Inclusive, também consegue descobrir quantos cliques foram feitos e quais pessoas compartilharam o post em questão etc.

Tudo isso ajuda a entender melhor quais são as pessoas mais interessadas em seus produtos e quais os tipos de conteúdos que elas mais gostam e interagem.

A partir disso, é só começar e rever as suas estratégias e fazer com que o seu público interaja cada vez mais.

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