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As 6 Principais Tendências de Marketing Para 2022

2022 está chegando e muitos profissionais de marketing querem saber quais as principais tendências de marketing para 2022. O que continua? O que muda?

Tem aqueles que preferem manter a estratégia usada até o momento, mas existem quem busca por novas tendências, ou até mesmo querem saber se a estratégia pode dar resultado.

O fato é que o mercado de marketing digital está sempre surgindo novidades, para mim isso é o que mais me atrai nesse negócio.

Então, agora vamos conversar sobre as principais tendências de marketing, por isso continue lendo esse post até o final.

Principais Tendência de Marketing para 2022

Veja As 6 Principais Tendências de Marketing Para 2022
Tendências de Marketing Para 2022

1. O conteúdo em áudio é uma das principais tendências de marketing para 2022

Apesar do marketing de vídeo continuar liderando quando o assunto é marketing de conteúdo, o conteúdo em áudio mesmo que lentamente está entrando no gosto do público e dos marqueteiros.

Mas ainda não é uma estratégia predominando e a adesão em 2021 foi aparentemente baixa, mas segundo pesquisas os profissionais de marketing vão começar a adicionar conteúdo de áudio em suas estratégias para 2022.

E essa adesão inclui tanto os profissionais de marketing B2C como os B2B. Com isso podemos perceber que na grande maioria dos setores, as marcas já entenderam o poder do conteúdo de áudio.

2. Vídeos de formato curto

O vídeo em forma curta vem conquistando seu espaço desde 2020 e sinceramente, não tem sinal de que essa tendência vai desacelerar.

Lá em 2020 tinha apenas o TikTok para entregar conteúdo em formato de vídeo curto. Mas isso mudou, e hoje temos o Instagram Reels e o YouTube Shots, e todas essas redes competem pela atenção das pessoas.

O conteúdo em vídeo em formato curto gerou o segundo maior ROI para profissionais de marketing, ficando atrás apenas do marketing de influência. Esse tipo de conteúdo tem uma boa aceitação do público.

Mas por que investir em vídeo em formato curto? Por que hoje ele é um recurso importante na mídia social. E segundo várias pesquisas, as mídias sociais continuam liderando os investimentos de marketing das grandes marcas e empresas.

E isso acontece porque nas redes sociais as marcas conseguem aumentar a visibilidade da marca, anunciar seus produtos ou serviços e aumentar seus ganhos, ou seja, sua receita.

Os vídeos em formato curto nessas mídias sociais, podem trazer esses três tipos de retorno para você, tudo que uma marca precisa para alavancar e ser reconhecida.

3. Estratégias de marketing inbound

Veja Estratégias de marketing inbound
Estratégias de marketing inbound

Apesar de ser uma estratégia que já vem sendo usada há algum tempo, ela continuará funcionando. O principal foco do marketing inbound é encontrar os clientes onde eles estão, com o foco de atraí-los até você.

Assim como o vídeo de formato curto, o marketing inbound também é uma grande tendência para 2022, por isso os investimento por profissionais de marketing vai aumentar.

Muitos profissionais de marketing pretendem manter as estratégias que estão funcionando e adicionar novas. E o objetivo continua sendo “Atrair, Encantar, Engajar”, Através de estratégias de automação de marketing, SEO, marketing de conteúdo, mídia social e muito mais. Isso é importante para nutrir os consumidores em todas as fases de compra.

4. Marketing de influência – O poder dos influenciadores

O marketing de influência é quando as marcas ou empresas utilizam influenciadores para fazer suas divulgações em plataformas de mídia social como Instagram, YouTube e TikTok.

Sem sombra de dúvidas o marketing de influência tem um poder bem claro e isso tende a continuar.

Apesar de não ser uma tendência nova, o investimento das marcas em influenciadores deve aumentar. E isso acontece porque esse tipo de parceria gera muito retorno.

Algo que deve mudar é o tipo de influenciador que as marcas devem escolher para divulgar a sua marca. Até hoje as marcas se concentraram em fazer parceria com influenciadores mais populares.

Mas, alguns dados mostraram que influenciadores com menos de 100 mil seguidores podem gerar mais resultados. O fato é que uma coisa é certa, o marketing de influenciadores continuará contudo.

5. A transformação digital continua firme como nunca

A transformação digital continua firme como nunca
A transformação digital continua firme como nunca

As empresas e marcas continuaram fazendo adaptações para atender as tendências de consumo digital, e isso inclui mudanças no modelo de negócio, produtos e até mesmo nas estruturas internas.

As empresas estão mudando a sua forma de investir em publicidade, por isso estão deixando a publicidade impressa para investir nas digitais, como por exemplo nas mídias sociais.

Não é à toa que a transformação digital está entre as principais tendências de marketing para 2022, pois com a tecnologias as empresas conseguem otimizar seus investimentos e esforços em marketing e ainda proporcionar uma experiência muito melhor para os clientes.

Mas o que faz da transformação digital uma tendência tão eficaz?

Diferentemente da publicidade tradicional, nas campanhas digitais você consegue fazer tudo baseado em dados e de forma otimizada, e isso gera muito mais conversões e menos investimento em anúncios e a empresa tem maior ROI.

São muitos os motivos para uma empresa investir em transformação digital. Você consegue ser encontrado por seus clientes de forma muito mais rápida e ainda estar onde eles estão, isso gera visibilidade e aumenta seus ganhos.

6. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é a realização de atividades que antes eram realizadas por humanos, mas hoje são realizadas por máquinas e computadores.

Com a Inteligência Artificial é possível, com base em dados, prever os próximos passos do cliente em um ciclo de vendas. Essas informações possibilita que os profissionais de marketing conseguem, por exemplo, otimizar o processo de compra e pós compra do cliente, isso ajuda a melhorar pontos fracos e resolver problemas que podem ocorrer durante o processo.

Com a IA você consegue, por exemplo, criar um conteúdo mais personalizado e chatbots. Por isso, ela está sendo cada vez mais usada, mas além disso a IA também ajuda profissionais de marketing com outras tarefas, como por exemplo a criação de manchetes e cópias, designs ou até boletins informativos por e-mail. Por esses e outros motivos a inteligência artificial é uma das principais tendências de marketing para 2022.

7. E-commerce

O E-commerce está entre as principais tendências de marketing para 2022
O E-commerce está entre as principais tendências de marketing para 2022

O e-commerce deu um salto nos últimos anos e para 2022 continuará com tudo. As lojas virtuais continuarão crescendo em 2022 porque a compra online aumenta a cada dia.

Um dos grandes obstáculos para o e-commerce são os golpes que acontecem, alguns consumidores temem receber algo diferente ou inferior aquilo que eles desejam comprar. Mas hoje existem fotos interativas 3D e 360°, temos também os vídeos e elas ajudam o usuário a ver o produto muito melhor. Quanto mais informações verdadeiras você informar na descrição do produto maior a chance de realizar vendas.

Uma das grandes razões para o comércio eletrônico ter dado esse salto foi a pandemia, e agora isso não vai parar tão cedo. Por isso, se você quer investir em novos horizontes, o comércio eletrônico é uma boa opção, no entanto fique atento à logística, para evitar falhar com seus clientes.

Concluindo…

Aqui falamos sobre algumas das principais tendências de marketing para 2022, tendências que os profissionais de marketing querem investir. Tudo indica que 2022 será um ano agitado para os profissionais de marketing, por isso será preciso um bom planejamento para publicar conteúdo regularmente, seja em vídeo, áudio ou texto em mídias sociais ou blog e além disso montar uma forte estratégia de marketing inbound.

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