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Ideias de Títulos! Como Criar Títulos Irresistíveis?

Você já ouviu o ditado que diz que não devemos julgar um livro pela capa? Esse é um dito bem comum e que, na teoria, funciona muito bem. Mas na prática não é assim. Por mais que a gente tente, é natural de todo ser humano “julgar pela capa”.

Nesse contexto, “capa” nada mais seria que “título”. Isso quer dizer que todos os usuários vão julgar todos os seus textos com base no seu título. Por conta desse fato, você deve ter algumas ideias de títulos que sejam impactantes.

E isso acontece porque, por mais que o seu conteúdo seja de extrema qualidade e até melhor do que os seus concorrentes, se ele não tem o título adequado, dificilmente ele vai ter a relevância que deveria. Por isso, saber compor um título é uma das coisas que você deve aprender.

De início, até pode parecer difícil, mas tudo é questão de estudo e prática. E, nesse artigo, estamos dispostos a te oferecer conteúdo e, a partir dele, aliado a práticas, você vai ter ideias de títulos mais interessantes. Gostou? Então é só conferir abaixo.

Por que utilizar um título impactante?

Vamos aprender sobre Ideias de Títulos! Como Criar Títulos Irresistíveis?
Ideias de Títulos! Como Criar Títulos Irresistíveis?

Antes de qualquer coisa, você sabe por que é tão importante ter um título impactante? No âmbito digital, as pessoas são massacradas de conteúdos e informações, mas não é em todas elas que as pessoas clicam. Mas você já pensou o motivo dessa seletividade?

Às vezes, pode até ser algo inconsciente, mas a verdade é que o título é capaz de cativar um clique ou não. Isso quer dizer que um dos motivos de você saber criar um título impactante diz respeito ao fato de fazer com que o seu site se torne mais relevante e competitivo no mercado.

Devido a essa concorrência por atenção, pode acontecer de o seu usuário se desviar do caminho com mais facilidade. E o seu título deve ser “clicável”. Deve chamar a atenção do seu leitor. Esse é o primeiro contato que ele vai ter com o seu conteúdo.

Ou seja, ele vai julgar seu texto pelo título. Se não for chamativo, informativo e persuasivo, o interlocutor vai acreditar que o seu texto não vai oferecer aquilo que ele tanto precisa. Por isso que é tão importante que você aprenda a ter ideias de títulos mais cativantes.

Quando você desenvolve um bom título, ele é capaz de:

  • Gerar tráfego;
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais;
  • Iniciar um relacionamento com seu público;
  • Obter novos leads para seu negócio;
  • Fazer com que um usuário transite entre páginas de um blog;
  • Melhorar o ranqueamento dos seus artigos;

Pode ser capaz de efetivar uma venda etc.

Perguntas-chave para as melhores ideias de títulos criativos

Sim, os gatilhos mentais são boas técnicas para fazer você obter um título mais interessante e persuasivo. Mas, antes, que tal considerar responder essas três perguntas?

Quem deve ler esse conteúdo?

A melhor forma de persuadir uma pessoa a ler o seu conteúdo (ou tomar as ações que você deseja) é ter uma linguagem que se adapte a ela. Então, você precisa saber quem vai ler os seus conteúdos para então saber a forma mais adequada de escrita.

Se o seu público são mulheres que acabaram de ter um filho, procure criar títulos que irão chamar a atenção delas. Evite coisas genéricas. Seja mais específico. Dialogue com o seu público. Então, vamos supor que você vai ensinar como ser mais produtivo.

Agora que você sabe quem vai ler o artigo, ao invés de fazer um título genérico como “X dicas para ser mais produtivo”, que tal experimentar “X dicas para ser mais produtivo enquanto seu bebê dorme”? São mudanças sutis, mas que fazem uma grande diferença.

Como vou ajudar essa pessoa?

É bem provável que o intuito do seu texto seja o de ajudar a pessoa que irá ler o seu conteúdo. Por isso, questione-se qual é a melhor forma de oferecer essa ajuda para a pessoa. Nesse caso, você pode acrescentar uma camada no seu título, que seria um benefício adicional.

Ainda no exemplo anterior, o que uma mãe de primeira viagem vai ganhar ao final do seu texto? Procure adicionar um benefício adicional que com certeza vai cativar a pessoa que está lendo o seu artigo.

O que torna esse conteúdo especial?

É bem provável que outras pessoas já tenham escrito a pauta que você está desenvolvendo, então, pergunte-se: por que o meu leitor deveria ler o meu artigo, e não o do meu concorrente? O que meu conteúdo tem de especial?

Isso quer dizer que, ainda no seu título, você deve criar uma forma de fazer com que o seu leitor entenda que o seu artigo é diferente dos demais, que ele tem um grande diferencial. Quanto mais personalizável o seu título for, mais o seu leitor vai se identificar.

E, a partir do momento que ele se identifica, ele sente que aquele determinado texto foi escrito para ele. E é isso que você deve fazer.

Como criar bons títulos?

Já falamos sobre o que considerar para ter ideias de títulos. Mas, agora, iremos lhe dar algumas outras dicas de como fazer o seu título ficar ainda mais interessante.

Foco na palavra-chave

A sua palavra-chave sempre deve estar no seu título, uma vez que é isso que vai possibilitar com que o seu leitor encontre o link para para o post e que ele saiba do que o seu texto se trata.

O título é a primeira impressão

Lembre-se: as pessoas vão julgar o seu texto pelo seu título. Por conta disso, se esforce em ter boas ideias que façam com que os leitores cliquem na sua matéria. Ela deve gerar curiosidade, impacto e empolgação.

Listas

As pessoas gostam de coisas mais específicas. Por essa razão, sempre que possível, procure fazer o seu título em formato de lista. Isso vai deixar as coisas ainda mais claras e o leitor vai saber exatamente o que encontrar no seu artigo.

Então, quando você escreve “5 dicas para….” ou “10 sintomas de…” o seu leitor já vai saber que o seu texto tem uma certa estrutura e que irá entregar aquilo que prometeu.

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