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O Que é Guest Post e Qual a Sua Importância?

Se você está iniciando sua carreira como empreendedora digital e quer começar um blog ou site, é importante que você comece sabendo sobre o que é Guest Post e qual a sua importância no crescimento do seu blog.

Com certeza, se eu tivesse procurado fazer guest post desde o inicio do meu blog, eu teria tido resultados muito mais rápido.

Como o objetivo do meu blog é ajudar mães que querem ganhar dinheiro trabalhando em casa e na internet, eu não poderia deixar de falar sobre guest post.

Se você está se perguntando, mas o que é guest post? Você vai saber agora.

Guest post é uma das melhores estratégias de SEO para construir backlinks de qualidade e conseguir mais tráfego para um site.

De fato, os guest posts podem trazer muitos resultados, por isso, no decorrer do texto você entender de forma clara sobre o que é guest post e como você deve postá-los e ter resultados com seu blog.

O que é um Guest Post?

O que é guest post e qual a sua importância?
O que é Guest Post e qual a sua importância?

Guest post é quando você escreve um artigo para o site ou blog de outra pessoa, com intuito de gerar autoridade, ser visto por seu público alvo e receber mais visitantes (gerar tráfego). Guest post é uma forma natural de construir backlinks para seu blog. Por isso, mães empreendedoras digitais, essa é uma estratégia que não deve ser deixada de lado.

Essa postagem de convidado (guest post) deve ser um conteúdo único, algo que não foi publicado em seu blog e nem em outro lugar. Seu post será para blogs que tenham um público semelhante ao seu, portanto esse é um dos maiores benefícios dos guest posts.

Na maioria das vezes você não precisa pagar para postar como blogueiro convidado. O guest post é uma estratégia que ambos se beneficiam, o dono do site porque ganha um post e o blogueiro convidado que gera um backlink.

Não existe uma regra exata para guest post, no entanto existem alguns passos que fazem a diferença e todos serão favorecidos.

Vantagens dos Guest Posts

Todos os dias são publicados uma quantidade enorme de postagens em blog. Por isso, fica cada vez mais complicado alcançar e reter uma grande quantidade de público.

No entanto, o guest post é muito bom para o blog que está recebendo, pois ele publica um conteúdo gratuito, que não precisa ser escrito sozinho e nem pagar um redator.

Já você ganha autoridade de marca, das palavras que você quer ranquear e links que levam para seu blog (tráfego). Mais na frente falaremos sobre algumas estratégias de inclusão de links e porque são tão valiosos.

O público do blog que você postou o guest post também ganha, pois eles poderão ler um ótimo conteúdo e ainda acessar através dos backlinks outros conteúdos do seu blog que complementam as informações da postagem.

Enfim, o guest post é uma estratégia onde todos ganham.

De todas as formas de gerar tráfego para um blog e conquistar um público ao longo do tempo, o guest post é a que gera maior resultados.

Como Conseguir Blogs Hospedeiros e Como Fazer um Guest Post?

Para conseguir blogs hospedeiros e fazer Guest Posts, você precisa saber algumas coisas importantes, que farão diferença entre ter sucesso com essa estratégia ou não, por isso continue lendo e anotando os próximos tópicos.

1. Pré-Requisitos Para seu Guest Post

Os grandes blogs e aqueles que primam por entregar conteúdo de qualidade, não vão aceitar um conteúdo feito de qualquer jeito, por isso você precisa seguir alguns pré-requisitos.

Muitos blogueiros iniciantes pensam que para conseguir bons guest post é preciso ter muita experiência ou seguidores, mas isso não é verdade.

Para você começar a fazer guest post, existem apenas dois pré-requisitos básicos:

  • Você deve saber escrever posts: Faça uma autoanálise, você tem dificuldades com ortografia e gramática? Se tiver o ideal é procurar ajuda de ferramentas ou pessoas. Além dos cuidados com ortografia, existem as técnicas de SEO que devem ser aplicadas em conteúdo de blogs. Então, isso é o primeiro requisito, saber escrever uma postagem de blog.
  • Você precisa saber escolher o blog que será publicado, ou seja, o blog anfitrião: você não deve postar seu guest post em qualquer blog. Apesar disso parecer óbvio, algumas pessoas falham aqui. Por isso, escolha blogs que tenham alguma relação com seu nicho e que tenham tráfego. Sempre use as ferramentas como Ubersuggest e Ahrefs para verificação do blog anfitrião.

Sou uma testemunha viva de que essa estratégia de guest post funciona muito bem, os resultados não vêm da noite para o dia, mas cresce de forma gradual e constante. Principalmente se você tiver uma rotina de publicação de guest post.

Então, mãe empreendedora digital, você não precisa ter um grande blog ou muitos seguidores para começar a fazer guest post.

Quando comecei a fazer postagem de convidado, meu blog já existia a algum tempo, porém não tinha tráfego, e nem reconhecimento, mas mesmo assim consegui bons parceiros.

Foi primordial, ser capaz de escrever um post que atrai leitores e que seja útil para o blog anfitrião. Criar conteúdo para blog é uma habilidade que você aprende e aprimora constantemente.

Mesmo que você esteja iniciando, desafie – se a estabelecer um contato com outros donos de blogs e usar as ferramentas que você tem.

2. Como Encontrar Blogs para Postar Conteúdo?

2. Como Encontrar Blogs para Postar Conteúdo?
Como Encontrar Blogs para Postar Conteúdo?

A primeira forma é pesquisando no Google. Ao pesquisar “blogs que aceitam postagem de convidados”, “Escreva para nós” ou “Guest posts”, “blogs que aceitam guest post”, você encontrará muitos sites que aceitam postagem de convidados.

Uma observação, apesar de ser possível conseguir os guest posts de forma gratuita, também existem plataformas que conectam blogs hospedeiros com interessados a publicar guest posts. A vantagem é que você economiza tempo e a desvantagem é que é pago.

Mas pense em ter parceria com blogs que abordam e tenha alguma semelhança com pelo menos alguns tópicos do seu blog e que sejam de qualidade.

Por isso, ao avaliar um blog para receber seu guest post, considere:

  • A existência de alguma conexão: um comentário em um blog que você já tenha feito antes, amigos nas redes sociais. São conexões simples, mas que podem facilitar na hora de pedir para publicar seu guest post.
  • Comece com blogs com métricas maiores que o seu: no início pode ser complicado postar em blogs com métricas muito acima do seu, então comece aos poucos. Por exemplo, comece procurando parceiros com cerca de 5 a 10 vezes maiores que o seu, pois é bem mais difícil postar em um blog 1000 vezes maior que você. Então, vai arrumando parceiros com métricas muito maiores que as suas, à medida que as suas aumentam.
  • Semelhança de público: por exemplo, se o seu site fala sobre animais, então procure blogs que tenham um público que se interessa por animais.
  • Critério de escrita: Existem diferentes tipos de escrita, algumas são mais conservadoras e outras mais descontraídas, então você cria um guest post usando o tipo de escrita do blog anfitrião. Caso, você faça algo totalmente diferente daquilo que o público está acostumado, seu guest post tem grandes chances de ser rejeitado.
  • Faça links dofollow: Observe se você pode publicar links dofollow “Fazer seguir”. Links dofollow diz para os mecanismos de busca que eles podem seguir os links externos, ao contrário disso é nofollow. O Importante é gerar backlinks dofollow, então fique atento às regras.

Normalmente sites que aceitam guest post terão mais de um autor e páginas que falam sobre postagem de convidado, portanto, fique atento a essas características e regras.

Depois de observar esses critérios e regras, você pode entrar em contato com o dono do blog e perguntar se ele quer ver um post seu, pois assim ele terá uma ideia de como você escreve. Mais na frente vamos falar sobre como fazer esse primeiro contato.

3. Como Ter Ideias de Guest Post

Como Ter Ideias de Guest Post
Como Ter Ideias de Guest Post

Até aqui você já sabe o que é um guest post e os primeiros passos para começar a usar essa estratégia. Mas agora vamos ver sobre como ter ideias de temas para guest post. 

Muitos blogueiros iniciantes fazem vários guest post, e só depois procuram blogs que se encaixam em seus posts. Mas essa não é a melhor forma de fazer um guest post.

Em vez disso, busque ideias perfeitas para cada blog anfitrião. Você não publica qualquer post em seu blog, não é mesmo? Então, não faça isso com o blog que vai hospedar seu guest post.

Para ter uma ótima ideia de guest post, faça assim:

  • Leia as últimas postagens do blog anfitrião. Essa etapa é primordial, pois com ela você ficará atualizado sobre as postagens do blog, estilo e assuntos. Isso também é muito bom para você ter uma ideia de que tipo de conteúdo e tema criar.
  • Faça anotações sobre as últimas postagens. Veja os tópicos que as postagens cobriu, a média de quantas palavras tem os posts e o nível do conteúdo. Veja também se as publicações são para iniciantes ou para um público experiente, pois todas essas informações serão úteis na hora de criar sua postagem de convidado.
  • Categorias do blog anfitrião. Se o blog tiver uma lista de categorias veja quais têm pouca ou nenhuma postagem. Pois você pode preencher as lacunas do blog anfitrião. Mas tenha cuidado com a falta de postagens recentes em determinada categoria, isso pode ser indício de que o blog mudou a direção.
  • Faça uma lista de ideias de guest post. Não fique apenas com uma ou duas ideias de conteúdo, tente ter no mínimo umas cinco. Alguma pode não ser tão boa assim, mas isso não importa. Faça a sua lista até encontrar aquele tema perfeito.
  • Cuidado com os títulos. O título define muita coisa, por isso cuidado ao definir um título para seus posts. Fique atento ao estilo e tom que já é usado pelo blog anfitrião. Pois se você estiver fora do padrão é bem provável que vão recusar seu post.

Está gostando de saber o que é um guest post e como usar essa estratégia? Então vamos ver mais dicas importantes.

4. Encontre e Siga as Regras de Publicação de Guest Post

Encontre e Siga as Regras de Publicação de Guest Post
Encontre e Siga as Regras de Publicação de Guest Post

Tão importante quanto criar backlinks, é conhecer as regras que o blog anfitrião estabeleceu para publicações de guest post.

A grande maioria dos blogs que aceitam postagem de convidados tem regras claras e explícitas sobre postagem de guest post.

Por isso, você deve procurar, ler e segui-las cuidadosamente antes mesmo de enviar a proposta de publicação de guest post.

Essa página que diz sobre como deve ser feito a guest post, normalmente estará no menu principal, sidebar ou rodapé do blog. Com títulos como, envie uma postagem, escreva para nós, guest post ou mesmo postagem de convidado.

As regras para guest post mudam de blog para blog, no entanto, a maioria deles vão orientar:

  • O tipo de conteúdo: mesmo que não tenha descrito sobre o tipo de conteúdo, o bom senso te ajudará na hora de fazer seu post. Os blogs que trabalham de forma séria, não aceitam conteúdos plagiados, plágio é algo que você não deve fazer jamais. Na página de regras vão ter o que eles aceitam ou não aceitam, por isso você deve ler com cuidado.

Esses dias aconteceu algo nem um pouco engraçado. Eu recebi uma mensagem pelo Telegram de um rapaz interessado em enviar um guest post. Então eu enviei a página com as regras e disse que se estivesse de acordo eu publicaria. Então, uns dois dias depois ele enviou um texto mal escrito, totalmente fora das técnicas de SEO e com mais de 20 % de plágio. Na hora eu fiquei bem furiosa. Então, enviei uma mensagem dizendo que o post estava fora das regras, e que se ele quisesse adequar, eu avaliaria novamente e se estivesse ok eu publicaria.

É muito chato quando acontece esse tipo de situação, mas é pior ainda para o interessado em publicar o guest post, pois isso queima o filme da pessoa.

  • Veja se eles preferem que você envie a ideia de título ou o conteúdo completo. 
  • Qual o contato e para quem você deve enviar a proposta? será por e-mail, telegram ou de outra forma.
  • Veja em qual formato você deve enviar seu guest post. No word, drive ou apenas um link para acessá-lo.

5. Enviando o E-mail com a Proposta

Enviando o E-mail com a Proposta
Enviando o E-mail com a Proposta

Alguns blogs vão preferir que já no primeiro contato você enviei um rascunho do guest post, mas outros querem que primeiro você envie sugestões de guest post. E aí que faz toda diferença ser um blogueiro inteligente.

Normalmente, diante desse critério você escreveria um e-mail se apresentando e suas credenciais. No mesmo e-mail você compartilha suas sugestões de guest post ou apenas os títulos e uma breve descrição sobre o que será suas postagens.

Veja esse modelo de e-mail, você pode usá-lo.

Linha de assunto: Guest Post para seu blog

Olá [ primeiro nome]

Você estaria interessado em um guest post intitulado [Título sugerido], eu estava pensando que cobriria:

Escreve de três a cinco pontos chaves do seu guest post, ou seja, alguns subtítulos.

Se isso soar como uma boa opção, ficarei feliz em enviar um rascunho completo para você dar uma olhada.

Como alternativa, também tenho outras duas sugestões de temas em mente [título do segundo guest post] o [título do terceiro guest post]. Se algum desse for uma opção melhor, posso preparar um esboço rápido.

Eu [seu nome] [nome do seu blog] e detalhes de suas credenciais, se houver.

Desde já agradeço.

Essa é uma abordagem bastante simples e direta, é claro que existem outros tipos, porém essa funciona muito bem.

Esse e-mail não precisa ser complicado, fale o que precisa de forma curta, doce e direto ao ponto.

Se o blogueiro anfitrião quiser saber mais detalhes sobre você ou seu post, ele entrará em contato.

6. Como Escrever um Guest Post Irresistível

Nenhum dono de blog vai te dar um sim com base apenas no seu argumento. Isso mesmo que sua ideia seja incrível, pois é preciso saber se você pode entregar um conteúdo de qualidade, forte e relevante. Que atenda a expectativa do público alvo e todos os outros critérios.

Nem é preciso dizer que ao enviar um rascunho de guest post você deve fazer seu melhor trabalho. Principalmente se for uma oportunidade que mudará o nível do seu negócio.

Seu guest post deve ser do nível ou melhor do que os posts do seu próprio blog.

Mesmo você tratando o seu post como um rascunho, ele deve ser feito como um trabalho pronto para ser publicado. Você entra em contato com o blogueiro anfitrião falando do seu post como rascunho, apenas para que ele tenha liberdade em fazer alterações, caso necessário. Porém, ele deve ser enviado com as técnicas e exigências de um post concluído.

Por isso, você deve fazer um ótimo trabalho, e ter certeza que: 

  • Que sua postagem é valiosa para os leitores do blog anfitrião. Isso inclui, seguir as regras que já falamos, mas você pode pensar em acrescentar, exemplos, dicas, infográficos, links para leitura adicional, boas imagens, ou seja, fazer de tudo para tornar o seu post útil e irresistível. Uma observação, cuidado com a quantidade de palavras do guest post, procure seguir a média de palavras dos posts do blog anfitrião, não exagere.
  • Sua postagem deve ser muito valiosa para o blog anfitrião. Você fez um ótimo conteúdo, mas certifique-se de que ele ajuda de alguma forma o blog hospedeiro. Isso pode significar incluir links internos para duas ou três postagens já existentes, incluir produtos que ele promove ou até fazer uma chamada de ação para capturar contatos.

Essa etapa vai definir muita coisa, por isso tente de alguma forma superar as expectativas.

7. Coloque Links que Levam para o Conteúdo do seu Site

Coloque Links que Levam para o Conteúdo do seu Site
Coloque Links que Levam para o Conteúdo do seu Site

Alguns sites vão permitir que você coloque links apenas na biografia do autor, outros permitirão que os links sejam colocados em palavras do post. Durante o conteudo, por exemplo, João faz tratamento para emagrecer. Poderia ser colocado um link na palavra emagrecer e esse link poderia ser para um post seu que falasse sobre emagrecimento.

Se o blog hospedeiro não permitir que você inclua nenhum tipo de link, nem mesmo na biografia, então sugiro não fazer o guest post para esse blog. Pois nesse caso você não receberá nada em troca.

Sobre o links da biografia não tem muito segredo, mas para os links de conteúdo existem algumas dicas importantes, como:

  • Ser relevante: não force links para o conteúdo do seu site, isso deve ser natural e estar dentro do contexto do guest post.
  • Alta qualidade: O conteúdo do link que leva para o seu site, deve ser de qualidade. Pois o blog convidado não vai aceitar linkar para um site que tem um conteúdo de baixa qualidade.
  • Não competitivo: apesar do blog anfitrião ter semelhança com seu site, seu blog não deve competir em todos os tópicos com ele. Então, para evitar situações embaraçosas verifique se no blog anfitrião já existe um conteúdo semelhante ao do seu backlink.

Quantos links você deve criar para seu próprio blog?

Não existe uma regra sobre quantos links você pode incluir para o seu blog, mas provavelmente o blogueiro irá informar sobre isso nas páginas de regras para guest post. No entanto, se não houver nenhuma descrição, você coloca cerca de 2 a 3 links nos guest post que tenham de 2.000 a 3.000 palavras. 

Mas antes de enviar o rascunho certifique-se de que aceitam guest posts com backlinks.

RELACIONADO: O que é Backlink? Qual a Sua Importância?

8. Para os Casos de Links na Biografia 

Nos casos onde o links deve estar apenas na biografia, escolha o link com sabedoria. A biografia costuma ser algo relativamente breve, mas tem quatro requisitos que deve ser seguidos:

  • Coloque seu nome completo ou seu pseudônimo de blog.
  • Seja breve, veja as regras do blog para biografias. Se não tiver regra faça a sua com cerca de 100 palavras. 
  • Escreve na terceira pessoa: [Pollyana é], e não, [Eu sou].
  • Inclua um link para a página inicial do seu blog. Pode até ser para outras páginas, mas é mais comum ser para a página inicial.

9. O que Fazer Depois que Seu Guest Post for Publicado?

Depois que seu guest post for publicado, você deve promover a postagem, compartilhando nas redes sociais e respondendo comentários.

Portanto, existem três coisas a serem feitas após a publicação do guest post:

1. Responda os comentários;

2. Compartilhe a postagem em suas redes sociais;

3. Agradeça o blogueiro anfitrião e fale sobre o próximo post.

Conclusão sobre, o que é Guest Post?

O post ficou bem longo, mas foi preciso explicar de forma bem clara e te ajudar a fazer um guest post. A estratégia de fazer guest post realmente funciona muito, no início pode ser trabalhoso, mas depois que você pegar o ritmo o seu negócio vai alavancar ainda mais.

Portanto, chegando ao fim, se esse post foi útil para você ou se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato comigo. Ficarei feliz em poder ajudar!

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