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Marketing Digital Como Funciona? Quais Seus Benefícios?

Hoje em dia, muito tem se falado desse tipo de estratégia. E não há como negar o quanto tem se tornado popular tanto para pequenas quanto médias e grandes empresas. No entanto, alguns ainda se questionam: marketing digital como funciona?

Afinal de contas, não é porque algo é popular que necessariamente todas as pessoas saibam como funciona. Fora isso, deve-se ter a certeza de que realmente vale a pena, haja vista que é necessário fazer um investimento.

Então, será mesmo que vale a pena investir ou apostar no marketing digital? Essa é a razão pela qual é essencial saber marketing digital como funciona. E é exatamente sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

De fato, fazer marketing digital é muito benéfico para divulgar negócios, produtos e serviços. No entanto, deve-se ter noção a respeito de toda essa dimensão, a fim de garantir que de fato é algo que vale a pena. Então, para conferir maiores detalhes do assunto, é só conferir os tópicos seguintes!

O que é o marketing digital?

Veja Marketing Digital Como Funciona e Quais Seus Benefícios
Marketing Digital Como Funciona e Quais Seus Benefícios

Antes de falarmos marketing digital como funciona, deve-se entender o que ele é. Devido a sua grande popularidade, muitos tendem a confundir os conceitos. Mas, falando de forma mais direta, podemos definir como uma estratégia que leva em conta um conjunto de ações e estratégias.

É bem semelhante ao marketing tradicional, mas com a grande diferença de todas as ações serem feitas em espaço digital. No entanto, a intenção de promover produtos ou empresas se mantém os mesmos. Então, o objetivo do marketing digital é: divulgar produtos, serviços e negócios na internet.

Porém, é importante ter o conhecimento de alguns conceitos básicos antes mesmo de começar a investir nessa área. Dizemos isso porque ainda há profissionais e empresas que têm pouca experiência e acabam por limitar as estratégias apenas para as mídias sociais e links patrocinados.

Isso faz parte sim do marketing digital, mas é muito mais extenso do que apenas isso. Ao limitar apenas a essas estratégias, diminui a estratégia para canais mais restritos, além de correr o risco de não obter os resultados que você espera.

Marketing digital como funciona?

Entender o funcionamento do marketing digital não é muito complicado, haja vista que a internet está incorporada a praticamente todos os processos da nossa vida. Tanto que, hoje, é quase que impossível viver sem ela.

Afinal de contas, a utilizamos para diversas coisas, até mesmo buscas simples no Google, por exemplo. Usamos a internet para buscar ruas, empresas, cardápios, restaurantes e diversas outras coisas. E o intuito do marketing digital é estar presente nessas buscas.

Ou seja, sempre que um indivíduo procurar por um restaurante japonês próximo da sua localidade, o marketing digital serve para que o seu estabelecimento apareça como uma opção. No entanto, esse é apenas um dos diversos funcionamentos.

O marketing digital também serve para realizar outras tarefas online mais complexas, como pesquisas de opinião, desenvolvimento de software e demais programas. Fora isso, torna possível gerir outras atividades comuns às empresas de vários segmentos.

Esse é um dos motivos pelo qual tem sido cada vez mais difícil fazer com que as pessoas desconectem dos seus celulares, por exemplo. Porque, cada vez mais, o marketing digital como um todo tem se tornado algo vital.

Ao mesmo tempo que a internet evolui, a jornada de compra de todos os usuários também segue esse mesmo padrão. O que estamos querendo dizer é que cada vez mais pessoas recorrem à internet antes de fazer uma compra.

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Quais são os benefícios do marketing digital?

Agora que você já sabe marketing digital como funciona, está na hora de saber quais são os seus benefícios. Afinal de contas, essa é uma forma de garantir que o investimento vai valer a pena. Então, dentre os principais benefícios, podemos citar os seguintes:

  1. Ter uma presença online

Como diz o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. E, na internet, essa é uma das maiores verdades. Se o seu intuito é aumentar o seu número de vendas ou se tornar uma referência, investir no marketing digital é fundamental.

E quando dizemos presença online, não nos referimos apenas às redes sociais. É claro que elas são uma etapa do marketing digital, mas não é a única estratégia. Investir em site institucional, blog, loja online etc. são outras coisas que irão lhe ajudar a ter mais presença digital.

  1. Gerar engajamento com a persona

Para poder vender com mais facilidade, o ideal é que a empresa se comunique com a sua persona de forma com que seja capaz de impactá-la e persuadir a comprar. Mas, para que isso aconteça, é necessário saber o perfil do seu consumidor.

E, através do marketing digital, isso se torna possível. Dessa forma, além de atrair outros potenciais clientes, ainda há chances de vender para aqueles que já conhecem a sua marca. Ou seja, é uma forma de criar laços mais duradouros com o cliente.

  1. Acompanha a jornada de compra

Hoje em dia, a jornada de compra de um cliente é muito mais complexa do que há alguns anos. Afinal de contas, ele pode pesquisar por preços no computador, comparar algumas outras alternativas pelo celular ou mesmo ir até o shopping ou loja procurar e experimentar o produto e, por fim, voltar e comprar pelo e-commerce.

No entanto, também existe a vertente em que ele não faz nada disso e adquire o mesmo produto. Mas, graças ao marketing digital, é possível acompanhar toda a jornada de compra. Afinal de contas, por todos os canais que o consumidor irá passar, a marca pode estar presente com ofertas, por exemplo.

Ou seja, faz com que o cliente se sinta mais confiante em comprar de você, uma vez que você pode trabalhar para resolver todas as dúvidas e objeções que podem influenciar na hora da compra.

  1. Conquistar e fidelizar os clientes

O marketing digital não serve apenas para fazer com que uma pessoa se sinta influenciada a comprar de você. Na verdade, também é muito útil para fidelizar os seus clientes, algo que é fundamental para todas as marcas.

Afinal de contas, a partir do momento em que você cria “fiéis” a sua marca, as chances dele recomendar para outras pessoas se tornam ainda maiores. Inclusive, essas estratégias de fidelização costumam valer muito mais a pena do que o processo de aquisição, que é bem mais trabalhoso e custoso também.

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