Seja bem-vindo ao blog Empreender Bela!

Um Blog criado para quem deseja Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa e na Internet. Então vamos falar sobre o Marketing de Afiliados, Marketing de Mídia Social, Otimização de Site, Tráfego Orgânico e Pago, Renda Extra, Finanças e muito mais. Fique à vontade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como Montar um E-commerce – Aprenda agora mesmo o passo a passo!

E-commerce ou comércio eletrônico é toda venda de produtos feita por uma empresa totalmente através de internet. Muita gente tem dúvida sobre como montar um e-commerce, por isso aqui vamos falar o passo a passo para você.

Essa forma de vender é tão crescente que várias lojas físicas estão montando um e-commerce para aumentar o seu alcance.

Uma pesquisa feita pela empresa NZN Intelligence revelou que mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem comprar pela internet.

Já dá para notar o grande potencial que o comércio eletrônico oferece, então está na hora de conferir as vantagens dessa modalidade para começar a entrar de vez nesse universo.

Vantagens de ter um e-commerce

Vantagens de ter um e-commerce
Vantagens de ter um e-commerce

Baixo investimento

Mesmo para pessoas que não tem muitos recurso a internet abre muitas portas.

Você pode começar agora mesmo a construir o seu negócio online e à tecnologia vai disponibilizar todas as ferramentas necessárias, inclusive, muitas delas são gratuitas.

Para você ter uma ideia, a mensalidade de algumas  plataformas de lojas virtuais podem custar menos de R$ 50,00.

É tudo digitalizado

Como já foi dito na própria definição, no comércio eletrônico 100% das vendas são onlines, o que implica que o atendimento do cliente também é.

Tais fatores proporcionam muita flexibilidade, uma vez que não é preciso ter uma grande equipe para fazer atendimento ao cliente.

Os próprios programas que oferecem serviço para criação de e-commerce possuem ferramentas que digitalizam e tornam automático muitos dos processos de vendas.

Maior alcance

No e-commerce, seu alcance de público é muito maior, já que a internet não tem barreiras, por isso é um ótimo meio de fazer vendas.

Pessoas de qualquer lugar do país podem comprar na mesma loja sem sair de casa, o que pode transformar pequenos negócios em autoridades ou grandes empresas no futuro.

Veja também:

Tipos de e-commerce

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do e-commerce, eu vou falar sobre as categorias dentro desse modelo de uma maneira bem simples.

1 – Business to Consumer (B2C)

Essa categoria é a mais conhecida e acontece entre empresa e consumidor. Basicamente a empresa de varejo online lida diretamente com o cliente.

O B2C não é tão diferente do tradicional que acontece com lojas físicas, mas o fato de ser online possibilita uma liberdade e conforto maior para o cliente.

Grandes nomes como Magazine Luiza e Lojas Americanas atuam nessa categoria.

2 – Business to Business (B2B)

Na categoria B2B, as empresas interagem com outras empresas, ou seja a comercialização de produtos e serviços é feita entre as empresas do e-commerce.

3 – Consumer to Consumer (C2C)

No Business to Business consumidores podem trocar produtos e serviços com outros consumidores, geralmente com uma plataforma que intermedia esse processo.

Provavelmente você já ouviu falar na OLX, que disseminou esse conceito de “desapegar das coisas” através de internet.

O Mercado Livre também é uma empresa muito conhecida que atua nesse ramo.

Como criar um e-commerce?

Como criar um e-commerce?
Como criar um e-commerce?

Como montar um e-commerce? Comece montando um planejamento

Antes de tudo você precisa se planejar, pois quando se fala de vendas online, pode ter certeza que sem um planejamento é muito difícil ter algum sucesso.

É importante definir seus objetivos primeiro e depois pôr em prática, Você pode começar com uma listando os pontos básicos para criar uma loja virtual, que são:

Nicho: Primeiramente, você tem que decidir em que área vai atuar. Tecnologia, moda e beleza, saúde, enfim, são possibilidades infinitas. Uma boa dica é 

Pesquisa de mercado: Um passo muito importante sobre como montar um e-commerce é, depois de escolher o seu nicho de atuação, é hora de fazer uma pesquisa completa sobre o mercado do nicho definido, coletando dados e verificando a concorrência.

Uma boa dica é especificar o seu nicho de forma que não compita com empresas muito grandes, mas que ao mesmo tempo tenha um bom volume de potenciais clientes.

Por exemplo, ao invés de criar uma loja virtual que vende roupas em geral, você poderia especificar o seu nicho para “roupas asiáticas”.

Persona: Definir a persona também faz parte de pesquisa de mercado, mas é um tema que merece muita atenção, pois sem definir a persona o seu negócio perde muito potencial.

Uma persona não é nada mais que a representação do seu público alvo, por isso invista tempo para descobrir a sua.

Ao fazer a pesquisa de persona, informações como idade, gênero entre outras características devem ser consideradas, dessa forma, o negócio se torna mais assertivo e você tem chances de vender muito mais.

Encontre fornecedores

Depois do planejamento básico você precisa entrar em contato com fornecedores para montar o seu estoque de produtos.

Uma dica é começar com um estoque pequeno, e após observar seu desempenho, ir aumentando conforme necessário. Para encontrar fornecedores você pode: 

Pesquisar na internet: Busque por fornecedores, distribuidores ou fabricantes de produtos do seu nicho.

Apesar de internet ser muito completa, fornecedores trabalham na categoria B2B, por isso investem pouco em Marketing Digital.

Feiras e eventos de empreendedores: Visite eventos que estejam relacionados com o seu nicho para conseguir fornecedores, pois esse relacionamento vai te ajudar. 

Construindo a sua loja virtual

Agora você precisa do seu espaço na internet, para isso uma opção é contratar um programador freelancer através de sites como Workana e 99freelas.

A vantagem de contratar um profissional é que a sua loja virtual será feita “sob medida” para você, no entanto, o custo pode não caber no seu bolso.

Porem existem várias plataformas que oferecem diversas ferramentas e até templates prontos para você montar sua loja dos sonhos.

Magento

É uma plataforma muito utilizada para e-commerce, sendo usada por empresas de renome como Coca-Cola e Saraiva.

À Magento funciona como open-source (código aberto) e por isso pode ser um pouco complexa, mas se você preferir pode contratar um freelancer para configurar e personalizar a sua loja, o que vai custar muito menos do que contratar um programador para construir todo o site.

Woocommerce

O Woocommerce é um plugin do WordPress, gestor de conteúdo mais utilizado do mundo para criar sites e blogs.

Basta fazer uma conta no WordPress e instalar essa ferramenta que conta com diversos recursos ótima flexibilidade!

Wix

O Wix é uma excelente alternativa para quem não tem nenhum conhecimento técnico em gestão de conteúdo, pois é uma plataforma muito intuitiva que funciona com um sistema de “arrasta e solta”.

Dê nome a sua marca

Registre um domínio para dar nome ao seu negócio, se quiser apostar em uma logo também é uma ótima estratégia.

Seja criativa e inovadora, escolhendo um nome impactante e de fácil memorização.

Outra dica importante é criar um e-mail profissional para atender os clientes e solidificar identidade de sua empresa.

Como montar um e-commerce?

Métodos de pagamento e de envio

Seus clientes vão precisar de meios para pagar pelo produto ou serviço que compram e é indispensável que a forma de pagamento seja extremamente segura, afinal estamos falando de dinheiro.

Para começar, é muito importante que a sua loja tenha integração com suas contas bancárias, mas se não tiver, existem também serviços intermediadores. 

Os meios de pagamento mais comuns são por cartão de crédito e boleto bancário, , e as plataformas intermediárias mais comuns são  paypal, pague seguro e mercado pago.

Com relação aos meios de envio, você pode fazer um contrato com os Correios.

Canais de audiência

Canais de audiência
Canais de audiência

Você deve usar e abusar dos canais de audiência para divulgar o seu negócio. São nesses canais que você cuidar da maior parte do atendimento do cliente, respondendo dúvidas e direcionando-os para os produtos.

Essa estratégia de produzir material relevante para atrair clientes se chama Marketing de Conteúdo.

Para obter melhores resultados nessa área é muito importante entender técnicas de otimização SEO, mas voltando à falar sobre os canais de audiência, as formas mais comuns são:

Redes Socais: Instagram, Youtube e Facebook são os mais populares onde você pode criar uma página fornecendo informações sobre o a sua empresa e os seus produtos ou serviços.

Blogs: Ter um blog vai ajudar a gerar autoridade para sua marca, por isso muito empreendedores tem um.

Um site profissional também aumenta o seu potencial de vendas e faz com que sua marca seja mais completa.

Acompanhe o seu desempenho

É necessário ficar de olho do andamento do seu negócio online, o Google Analytics é uma ferramenta perfeita para analisar os seus resultados e melhorar cada vez mais.

Preciso registrar a empresa?

Nesse momento não é necessário, mas é recomendado para acrescentar mais credibilidade à sua marca.

Você pode fazer isso se tornando MEI (Microempreendedor Individual) e acessar o Portal do Empreendedor, e preencher os dados requisitados, lá terá todas as informações que você precisar.

Anotou tudo? Agora é partir para à luta e correr atrás do seu sucesso.

Esteja sempre focada no seu negócio, para não se desviar dos objetivos e alcançar bons resultados, nunca desista e mantenha uma mentalidade de sucesso.

Se você curtiu esse post, compartilhe com as pessoas que você acha que também vão gostar para ajudá-las a realizar suas metas.

Me siga nas redes sociais para ficar ligada nas atualizações e tire um tempo para checar os outros post do blogs, pois tenho certeza que eles vão te ajudar.

Até à próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante:

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Criado por WP RGPD Pro