Seja bem-vindo ao blog Empreender Bela!

Um Blog criado para quem deseja Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa e na Internet. Então vamos falar sobre o Marketing de Afiliados, Marketing de Mídia Social, Otimização de Site, Tráfego Orgânico e Pago, Renda Extra, Finanças e muito mais. Fique à vontade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como Criar um Blog Grátis – Passo a Passo Com 7 Etapas

Hoje você vai aprender como criar um blog grátis para colocar sua estratégia de marketing digital em ação e começar a ganhar dinheiro.

O blog é, sem dúvida, o melhor ambiente virtual para quem deseja obter sucesso com as ações de marketing digital e não importa qual seja o medo do negócio. Sendo assim, se você ainda não tem um, está na hora de criar.

As redes sociais também são ótimos canais para negócios online, mas admitem conteúdos bem específicos. Significa que existe um ou dois determinados tipos de conteúdo digital que se adapta a cada uma das mídias. Por exemplo, os vídeos são bem aceitos no Instagram por conta das ferramentas de IGTV e stories. Por outro lado, esta é uma opção que pode não funcionar tão bem no Facebook, a depender do nicho. Pelo menos como opção principal.

No caso do blog, é possível trabalhar com quase qualquer tipo de conteúdo digital, por exemplo: artigos, vídeos, infográficos, podcast e outros. Desse modo, as chances de atrair um número elevado de visitantes, de forma orgânica, são muito maiores.

Quando você tem dúvida sobre um assunto ou deseja comprar um produto, não vai até o Google e faz uma pesquisa? Pois, é assim que milhares de pessoas em todo o mundo, fazem. Na maioria das vezes, os blogs estão no topo da lista de resultados apresentadas pelos motores de busca. Às vezes as redes sociais aparecem, mas os blogs são imbatíveis!

Então, se você deseja obter sucesso com um negócio na internet e ganhar dinheiro de verdade, trabalhando de casa ou de qualquer outro lugar, não poderá abrir mão do blog.

Mas, porque criar um blog grátis? No início, tudo é teste, então, quem não possui experiência em trabalhos online e com blogs, pode usar uma versão gratuita para aprender a usar as ferramentas.

Criar Um Blog Grátis é Fácil?

Leia o post: Como Criar um Blog Grátis – Passo a Passo Com 7 Etapas
Como Criar um Blog Grátis – Passo a Passo Com 7 Etapas

Quando uma pessoa comum pensa em criar um blog grátis, certamente, existe um pouco de receio. Há alguns anos quem precisa de uma página virtual precisava recorrer a um programador ou entender de programação. O serviço era caro e muitas vezes, levava meses até a página ficar totalmente pronta.

Além disso, a cada problema tínhamos que solicitar os serviços do profissional que criou a plataforma.

Hoje em dia, contamos com construtores de sites acessíveis e com ferramentas intuitivas, ou seja, praticamente qualquer pessoa pode criar um blog do zero e sem entender de programação. É tudo uma questão de arrastar e soltar.

Resumido, em poucos minutos você conseguirá criar um blog grátis e em poucos dias o deixará do jeito que quiser. Não pense que quando falo em blog grátis, me refiro a qualquer página. Alguns construtores nos permitem ter algo com visual profissional e organizado, mesmo sem plano de assinatura.

Dentre os principais construtores de sites estão WordPress e Wix. Ambos são eficientes, mas para iniciantes eu recomendo usar o WordPress. Isso porque suas configurações são mais simples e os planos gratuitos oferecem mais vantagens.

No entanto, sugiro que confira as duas plataformas e escolha aquela com qual se adaptar melhor. Afinal, nesse primeiro instante tudo deve ser considerado como teste.

Desvantagem do Blog Grátis

Existe alguma desvantagem em criar um blog grátis? A princípio, devo alertar que um blog grátis, embora seja ideal para quem está começando, possui limitações.  Em suma, eles não possuem algumas ferramentas importantes. Ferramentas estas que são essenciais para os negócios online.

Por exemplo, no WordPress a versão gratuita do blog não possui a ferramenta de SEO, Yoast, importantíssima para trabalhar a otimização e conseguir tráfego orgânico.

Nesse caso, você terá que estudar um pouco sobre técnicas de SEO para configurar sua página e criar conteúdo com as diretrizes. Ou mesmo pode contratar um redator freelancer para escrever suas postagens.

Além dessa questão, optar por uma página gratuita não nos permite ter um domínio próprio personalizado. Ou seja, o nome do blog que deve ser apenas o nome da marca, vem acompanhado do nome da empresa construtora de site. Por exemplo, o domínio “suabeleza.com” no WordPress sem assinatura ficaria “suabeleza/wordpress.com”.

A princípio, isso não chega a ser um problema, as com o tempo será necessário ter seu próprio domínio. Isso demonstra profissionalismo e gera confiança no público.

Fora estas duas questões, não há o menor problema em fazer essa opção. Basta que o empreendedor saiba implementar as técnicas de SEO no blog e em seus conteúdos que o Google apresentará a página entre os resultados das pesquisas.

Vejamos outros cuidados ao criar um blog grátis:

Template: o Template é a cara do blog, portanto, precisamos avaliar como queremos que este ambiente apareça para os visitantes. A saber, os sites e blogs devem apresentar um visual organizado, ou seja, sem muitos anúncios, excesso de cores e informações, etc. Isso atrapalha a experiência de leitura.

Existem algumas boas opções de templates gratuitas, então, a dica é ir testando cada uma e ficar com a que melhor atenda suas necessidades.

Identidade: seja uma página na internet ou perfis em redes sócias. A identidade da empresa deve estar presente em todos os ambientes online.

Podemos fazer isso trabalhando com a paleta de cores da marca, inserindo a logomarca e outros símbolos e termos que sejam da marca.

Facilidade de navegação: algo muito importante, em se tratando da experiência do leitor na internet é a questão da navegação.

Sendo assim, procure inserir alguns campos com os artigos mais lidos, use campo de pesquisa e outras ferramentas que facilitem a vida do leitor visitante.

Categorias: inserir categorias no blog permite aos visitantes que se interessam por determinados temas encontra-los com facilidade.

Além disso, organizar as categorias contribui para a otimização do blog. Isso porque o Google entende que esta organização indica que existem temas macro e micro no ambiente.

Como Criar Um Blog Grátis em 7 Passos

Agora, vejamos o passo a passo para criar um blog grátis em 7 passos simples.

Como Criar Um Blog Grátis em 7 Passos
Como Criar Um Blog Grátis em 7 PassosComo Criar Um Blog Grátis em 7 Passos

1.    O Objetivo do Blog

A primeira coisa a se fazer é definir o objetivo principal do blog. O que você deseja criando este ambiente virtual? Imprimir sua marca online, aumentar a visibilidade do negócio, aumentar as vendas… Não é preciso ter apenas um objetivo, mas um deles deve ser principal.

A partir dessa definição é que podemos determinar quais estratégias de marketing digital usar. Inclusive, é assim que começamos a entender quais os melhores temas a serem discutidos na página.

Se a página for para uma empresa, pode-se usar o nome da mesma, sozinho ou com uma palavra-chave. O importante é que o objetivo esteja atrelado aos resultados da marca.

2.    Escolhendo um Construtor de Sites

Como já falamos aqui nestes post, você mesmo pode criar um blog grátis do zero e sem entender nada de programação.

Para isso, é importante escolher um construtor que seja seguro e permita configuração rápida e fácil. As duas dicas que dei são WordPress e WIX, sendo o primeiro o mais popular e fácil.

No caso do WordPress vale ressaltar que existem duas modalidades de sites. Uma é criada com o WordPress.com e a outra com WordPress.org.

Como estamos falando sobre gratuidade de serviço, a opção é a “.com”. Com ela, não precisamos pagar por um domínio, mas não é possível, por exemplo, colocar o nome da marca sem o nome do construtor.

3.    O Domínio

Após escolher o construtor, o próximo passo é encontrar um domínio para sua página, ou seja, o nome que será digitado sempre que alguém quiser acessá-la.

Pode não parecer, mas esta etapa é fundamental para o sucesso da sua estratégia online, então, vale pensar com atenção e sem pressa. A dica é encontrar um nome que tenha a ver com seu nicho ou negócio e que seja curto. Algo fácil de lembrar e digitar.

4.    Configuração

Após ter o domínio em mente e escolher o construtor, montar a estrutura é algo intuitivo. Tudo o que você precisa fazer será indicado nas etapas. Sendo assim, atenção às configurações.

A princípio, saiba que algumas coisas não poderão ser trocadas, por exemplo, o tipo e a cor das fontes. Isso acontece porque o Template dos blogs gratuitos já vem pronto. Alguns, nos permitem fazer tais mudanças, então veja com cuidado.

Por outro lado, é possível inserir logomarca, uma capa título e outros elementos.

5.    Produção de Conteúdo – Criar Um Blog Grátis

Estrutura pronta? Então é hora de tornar seu blog atraente para o público-alvo. Afinal, se você não oferece conteúdo relevante, dificilmente as visitas vão aparecer.

A produção de conteúdo tem a ver com os objetivos do blog, mas deve ser pensado para atender aos anseios da sua persona. Mas não é apenas isso. As ações de marketing de conteúdo são dão bons resultados através de planejamento.

Desse modo, outra etapa também importante na hora de criar um blog grátis, é oferecer conteúdo de qualidade e otimizado com SEO. Também é importante manter uma frequência das postagens. A priori, seria bom começar postando pelos menos três vezes na semana.

Pronto, seguindo estes passos, poderá criar um blog grátis e profissional em pouco tempo? Ficou com dúvida? Deixe seu comentário que responderei quanto antes.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante:

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Criado por WP RGPD Pro