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Análise de mercado: como fazer, o que verificar, importância e mais

Existem muitos tipos de mercado, desde aqueles que trabalham com o setor público e precisam entender de Licitação, até os mais novos de tecnologia. 

Em todo caso, na hora de abrir um negócio é essencial saber como fazer uma análise de mercado corretamente. Entender a conjuntura econômica específica aumenta as chances de fazer um negócio dar certo. 

Poucas coisas são tão importantes como fazer análise de mercado para quem busca empreender. Afinal de contas, entrar completamente sem direcionamento estratégico em qualquer ramo aumenta as chances do negócio não evoluir. 

Por isso, separamos esse conteúdo focado em te mostrar como fazer análise de mercado. Confira!

O que é análise de mercado?

Análise de mercado: como fazer, o que verificar, importância e mais
Análise de mercado: como fazer, o que verificar, importância e mais

Entender a análise de mercado, como fazer uma de maneira eficiente é crucial, tanto para quem busca empreender quanto para quem quer reorganizar o seu negócio. 

A análise de mercado é uma avaliação profunda do segmento do negócio. Nela se compreende a demanda, assim como a quantidade de negócios que a atendem, seu diferencial, se está saturado ou não, entre outras coisas. 

É por meio dessa análise que pontos importantes são elencados. Como, a criação de um diferencial no negócio, que atenda a uma demanda que os demais concorrentes não atendam.

Ela também permite a projeção do negócio nos próximos anos, baseada na atual conjuntura. 

Entenda a importância da análise de mercado

Ter um negócio demanda muito mais do que ter bons produtos ou serviços e distribuí-los. É preciso saber o quão essencial é aquilo que a empresa produz, assim como também em quais regiões o que é fornecido pode ter maior apelo. 

Saber como fazer uma avaliação de um negócio corretamente leva o empreendedor a compreender as dores que levam o consumo do que ele produz. Isso dá possibilidades de atuação muito maiores. 

É uma estratégia importante para se manter no mercado e também para montar estratégias que façam o negócio se destacar dos seus concorrentes.

Relacionado:

Análise de mercado e como fazer: conheça os tipos

Quem procura saber como fazer análise de mercado tem duas possibilidades principais. Que não são exatamente concorrentes, já que podem ser complementares: a pesquisa de mercado e a análise de gabinete. 

Tanto a pesquisa de negócio quanto a avaliação de gabinete podem ser inseridas em estratégias de diagnósticos periódicos. Ou seja, saber como fazê-las pode ser crucial em momentos menos intensos, apenas de reorganização da empresa. 

Saiba mais sobre como fazer análise de mercado dessas duas formas:

Pesquisa de mercado 

Todo mundo já atendeu algum telefonema ou respondeu algumas perguntas sobre o que achava de determinado produto ou serviço no supermercado ou na rua. 

Essa ação de procurar saber o que os clientes acham do que é fornecido diretamente é a pesquisa de mercado. Essa é uma análise potente para quem visa lançar produtos ou até repaginar a sua marca.

Ela vai diretamente na fonte de ideias dos consumidores para procurar as melhores soluções para o negócio. E geralmente, é a primeira opção de quem busca saber como fazer análise de mercado.

Análise de gabinete 

Quem procura saber como fazer análise de mercado a partir de dados coletados em redes sociais, mídia e outros, procura pela análise de gabinete. 

Ela é uma avaliação que não procura diretamente o consumidor para validar a análise, pois é feita a partir de um banco de dados coletados que pode ter qualquer origem. 

Muitos negócios utilizam ferramentas como newsletter para coleta desses dados. Por ser uma análise mais simples, ela é inserida com recorrências nas estratégias de marketing.

Análise de mercado: como fazer? 

Pensar em como fazer avaliação de negócio de maneira ampla requer o cuidado com alguns pontos importantes. Não importa o tipo escolhido, seja a pesquisa de mercado ou a análise de gabinete. 

Assim que as informações são coletadas, elas precisam ser processadas para trazerem outras informações relevantes para o negócio. 

Para chegar até elas, utilize esses pontos de avaliação:

Entenda o mercado 

Perceba como o mercado está estabelecido. Se é um mercado essencial, ou seja, que proporciona serviços ou produtos básicos de sobrevivência. Ou se é um mercado secundário, que é ligado ao bem-estar. 

A partir disso, avalie a durabilidade do seu negócio dentro da conjuntura atual e como ela pode ser alongada.

Considere os concorrentes 

Um dos pontos mais importantes de quem procura saber como fazer análise de mercado é identificar os concorrentes. 

Todo mercado tem muitos agentes atuando para abastecê-lo, se manter firme dentro dele é avaliar possibilidades que outros negócios não fornecem. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação que leve a concorrência em consideração.

Veja mais projeções de mercado 

Coloque na sua análise de mercado as projeções que já existem para o seu campo de atuação. Perceba o ponto em comum entre elas e como é possível se manter enquanto negócio caso elas se concretizem. 

A análise de mercado serve também para preparar os empreendimentos para o futuro. 

Avalie os fornecedores

Muitos negócios não levam em consideração os fornecedores na hora de procurar saber como fazer uma avaliação de mercado. Mas para que o negócio continue existindo, ele vai precisar de matéria-prima ou de serviços. 

Avaliar a disponibilidade de fornecimento, assim como o crescimento de preços é fundamental para uma análise de mercado eficiente que ajude a empresa a se manter. 

Ferramentas que podem ser usadas na análise de mercado

Atualmente, saber como fazer análise de mercado é saber como manusear ferramentas que processam os dados coletados, ou até mesmo que os coletam. 

É possível utilizar dados de CRMs para ter uma boa análise de gabinete. E até acompanhar assuntos importantes no Google Trends com filtros do segmento do seu negócio. 

Existem ainda ferramentas de mural, que dão total visibilidade de todos os dados coletados para a discussão. É fundamental entender quais ferramentas podem ser utilizadas durante a sua avaliação de um negócio.

Conclusão 

Quem tem um negócio sabe da importância de saber como fazer análise de mercado constantemente. Afinal de contas, tudo muda com muita rapidez e se manter atualizado e com boa projeção permite maior estabilidade para o negócio. 

Os pontos mais importantes são sempre os que devem ser colocados à frente, mas os detalhes que rondam cada segmento também precisam fazer parte do check list da análise. 

Utilize as ferramentas a seu favor e faça a sua análise de negócio com mais facilidade e eficiência.

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